A fruta é dos alimentos mais saudáveis que podemos ingerir. No entanto, não nos podemos esquecer que ela é rica em açúcar (frutose) e como tal não se pode comer fruta "à vontade".
É importante variar o tipo de fruta que se ingere. Num indivíduo saudável, sem diabetes, recomenda-se a ingestão de 3 a 5 peças de fruta por dia.
Num indivíduo com diabetes, recomenda-se a ingestão de 2 a 3 peças de fruta por dia. Deve evitar-se a fruta em calda e a fruta cristalizada (uma vez que é rica em açúcar).
Assim, as seguintes frutas, nas porções indicadas, contêm a mesma quantidade de hidratos de carbono (frutose) – 12g – e por isso têm o mesmo valor calórico e o mesmo impacto na glicemia (açúcar no sangue).
Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas. A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição.
O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento.
_
Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).
Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.