PROTEJA O SEU FÍGADO
 









fígado situa-se na região abdominal, abaixo do diafragma, do lado direito do abdómen superior. Pode pesar 1,5 Kg e é o segundo maior órgão do corpo humano, a seguir à pele. Uma das suas principais funções é purificar as substâncias tóxicas absorvidas ou produzidas pelo organismo. 

O sangue chega ao fígado pela artéria hepática (trás sangue oxigenado) e pela veia porta hepática (trás sangue venoso, vindo do intestino, pâncreas e baço, rico em substâncias tóxicas). Depois de decompostas, as substâncias tóxicas são encaminhadas para a vesícula biliar e para o sangue para serem eliminadas.

Alguns alimentos ajudam a proteger o fígado, nomeadamente:

- Abacaxi: tem uma potente enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão, desobstruindo o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.

- Alcachofra: rica em silimarina, um antioxidante utilizado nas doenças hepáticas.

- Alho: contém compostos organosulforados que atuam na função enzimática do sistema de destoxificação do fícado.

- Gengibre: ajuda na secreção da bilis, que é feita pela vesícula biliar. Assim, a digestão da gordura é mais eficiente, evitando a sobrecarga do fígado.

- Maçã: contém uma substância denominada pectina. A pectina é uma fibra solúvel que ajuda na diminuição da taxa de colesterol e facilita a digestão de gorduras pelo organismo.

- Vegetais de folha verde escura: são ricos em clorofilina, uma substância antimutagénica que ajuda a proteger o fígado.

- Própolis: obtido das abelhas é facilmente encontrado em farmácias, contém substâncias chamadas bioflavonoides que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. 

Assim, o fígado desempenha funções vitais no nosso organismo. Uma dieta pobre em gordura e álcool ajuda a mantê-lo saudável.

_

Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.