Alguns alimentos e substâncias têm influência no cérebro, mais precisamente no rendimento intelectual e no humor, contribuindo para diminuir estados depressivos ou ansiosos.
- Abacate: rico em vitamina B, gorduras não saturadas e potássio, que ajuda a baixar a tensão arterial.
- Alcaparra: contém níveis elevados de flavonóides, que estimulam a circulação sanguínea no cérebro.
- Amêndoa: é rica em vitamina B2 e E, que ajudam a diminuir o stress.
- Aveia: é um dos cereais que induzem a segregação de serotonina, a hormona do bem-estar.
- Espargos: a depressão costuma estar associada à falta de ácido fólico. Uma pequena quantidade de espargos assegura cerca de 2 terços das necessidades diárias desta substância.
- Laranja: ricas em vitamina C, tem efeitos positivos sobre a pressão arterial e o cortisol.
- Leite: é rico em vitaminas B2 e B12, proteína e cálcio. O leite ajuda a acalmar e tem uma ação preventiva sobre os espasmos musculares resultantes da tensão.
- Ostra: contém zinco, que tem um papel importante na desintoxicação de metais pesados, que constituem uma das maiores ameaças para o bom funcionamento do cérebro.
- Romã: é uma fonte muito rica em antioxidantes, que combatem a ação negativa dos radicais livres sobre as células cerebrais.
- Salmão: ajuda a manter os níveis de cortisol elevados e a controlar a adrenalina.
_
Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).
Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.