O crudivorismo caracteriza-se pela ingestão de alimentos de origem agrícola e crus, isto é, não existe alteração da sua forma natural, defendendo que cozer e/ou fritar devastaria a total capacidade nutritiva do alimento. Assim, também não inclui nenhum alimento de origem animal.
O crudivorismo é uma das dietas eleitas na hora de perder uns quilinhos. A base da alimentação de quem segue este tipo de alimentação são as sementes, frutos secos, algas, frutas e vegetais crus. Além de eliminar alimentos processados, as pessoas que aderem a esta dieta ingerem todos os alimentos crus ou parcialmente cozidos, isto é acima de 42 graus.
Ainda não existe evidência científica que afirme se este tipo de alimentação é boa ou má para a saúde, embora se saiba que não convém que seja um tipo de alimentação a longo prazo, uma vez que exclui macronutrientes essenciais.
Embora esta dieta possa ser um pouco difícil de seguir, existem alguns benefícios em adotá-la por um curto período de tempo e um deles é a perda de peso.
A ingestão de apenas alimentos crus é outro ponto positivo, na medida em que são excluídos da alimentação todos os alimentos processados prejudiciais à saúde, como por exemplo as bolachas, os bolos, as manteigas, os pães de forma, os croissants, etc. Embora a digestão de algumas frutas e vegetais seja complexa, os alimentos da ‘dieta crua’ são repletos de vitaminas e minerais.
Outro aspeto positivo é uma maior energia e melhor qualidade do sono.
No entanto, este tipo de alimentação também tem aspetos negativos, nomeadamente: a ingestão exagerada de vegetais de folha verde pode ser prejudicial para a tiroide; os elevados níveis de fibra podem provocar problemas intestinais e de estômago; a elevada presença de fibra deste tipo de alimentação poderá comprometer a absorção de algumas vitaminas e minerais.
_
Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).
Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.