Uma alimentação adequada e saudável proporciona muitos benefícios para a saúde física e também a saúde mental, assim, uma alimentação inadequada pode ser uma das causas de depressão.

A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. O cérebro produz neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais, um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de fornecer ao cérebro a sensação de bem-estar, regulando assim o humor e também promove a sensação de saciedade. 

Uma alimentação adequada pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando a combater a depressão. Para a produção cerebral da serotonina são necessários nutrientes fundamentais para sua síntese, nomeadamente: triptofano, magnésio, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico.

Ficam aqui os alimentos que são excelentes para o cérebro e que por isso ajudam no combate à depressão:
- Sementes de abóbora
- Azeite
- Tomate
- Acelgas
- Pimento vermelho
- Beterraba
- Espargos
- Algas marinhas
- Coco
- Mirtilos
- Mel
- Iogurte
- Carne
- Mexilhões
- Ovos
- Pão integral
- Feijão
- Chocolate negro
- Chá de ervas
_

Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.