Ainda é comum acreditar-se que a grande responsabilidade da compreensão de uma mensagem é do receptor - quem a recebe e descodifica – e não da maneira como o emissor prepara e exprime a mensagem que quer passar. Uma má comunicação, ao longo dos tempos, enfraquece a imagem do profissional de determinada empresa e, consequentemente a imagem da empresa que ele representa.
A responsabilidade de uma comunicação eficaz é tanto do emissor, como do receptor. Por isso, é importante perceber que a desresponsabilização, por parte do emissor, pode fazer com que enfraqueça a imagem profissional do receptor (por ser visto como a pessoa que não compreendeu) e, por conseguinte, da instituição onde trabalham (pelo acumular de mal-entendidos).
Em contexto empresarial, a preocupação em saber comunicar de uma forma eficaz deve ser acrescida, pois existe um maior fluxo de mensagens, entre vários intervenientes.
Hoje deixamos duas dicas para o emissor e para o receptor, de como trabalhar a comunicação, em ambiente profissional.
Se é o emissor:
Escolha um momento certo
O momento certo não significa escolher o horário de trabalho em que tem mais tempo e disponibilidade. O momento certo é também estar receptivo ao contexto, às emoções e à disposição do interlocutor.
Lembre-se que é preferível não falar de todo, do que falar na hora errada. Se escolher uma altura em que há resistência, por parte do receptor, a sua mensagem pode ser mal recebida e percebida.
Esteja atento ao tom e às emoções
Cuidado com o uso de expressões negativas. Aperceba-se do seu estado emocional e do tom com que passa a mensagem. Para assuntos delicados, que despoletam emoções fortes ou negativas em si, é preferível enviar a mensagem por email ou outra ferramenta da comunicação escrita. Passar uma mensagem num tom negativo pode ser prejudicial à segurança no vínculo entre emissor e receptor, criando mau-estar entre ambos.
Se é o receptor:
Pratique escuta ativa
É importante estar presente quando lhe transmitem uma mensagem. Se dedicar a sua atenção e olhar nos olhos de quem comunica, a mensagem é transmitida de uma forma mais rápida e direta. Desta forma também passa segurança ao emissor e mostra que está concentrado a ouvir o que é dito.
Não interrompa a meio das frases
Evite quebrar o fluxo da comunicação do emissor ou apressá-lo com expressões como "ok, sim, está bem". Quebrar a linha de pensamento pode levar a um esquecimento, de pontos importantes, por parte do emissor. Se tiver dúvidas em relação a uma questão que está a ser comunicada, tire notas e espere pelo final da comunicação. Depois sim, pode intervir.
Por isso já sabe, uma comunicação eficaz e sem interferências, cria sempre uma imagem profissional positiva.
_
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram (@alcinamonteiroconsultoria] para inspiração e novidades diárias.