Após mais uma época natalícia festejada, não se deixe assombrar por todos os tradicionais excessos desta época. Lembre-se, o que levará a prejudiciais consequências para a sua saúde são os erros alimentares cometidos no seu dia-a-dia e não os desta época. Portanto, é ocasião de encerrar a época festiva e começar um novo ano. 

Apesar de todos os dias serem ideais para uma melhoria na nossa alimentação, geralmente, o início de um novo ano é muito propício a várias promessas. Nomeadamente, nas que tocam à alimentação é preferível optar por decisões simples e fáceis de manter a longo prazo.

Assim, deverá incluir na sua alimentação os seguintes alimentos:

- Hortícolas: em forma de sopa ou acompanhando o prato principal.


- Sopa: inicie sempre as suas refeições principais com uma sopa de legumes. Em  vez da batata pode utilizar curgete, chuchu ou couve-flor. Este tipo de  sopa hidrata, é fonte de vitaminas, fibra, minerais e anti-oxidantes e  fornece poucas calorias.


- Batata-doce: é das fontes vegetais mais ricas em vitamina A. Bastam 100g de batata-doce cozida sem pele, para fornecem o dobro da dose diária recomendada (DDR) desta vitamina. Fonte de antioxidantes com elevado potencial anti-inflamatório e protetor celular.


- Abacate: é rico em gorduras monoinsaturadas, que reduzem o “mau” colesterol, o LDL. É rico em vitamina E, um dos mais poderosos antioxidantes. Melhora o trânsito intestinal e promove a saciedade.


- Frutos vermelhos: os seus nutrientes ricos em antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres e melhoram a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes  pelo corpo, o que contribuiem para ter uma pele mais saudável. Por outro lado, protegem contra os efeitos nocivos do sol, um dos responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele.


- Iogurtes sem adição de açúcar: naturais ou com sabores, são ricos em proteína. Prefira-os aos iogurtes açucarados.


- Peixe: ingira peixe todos os dias da semana podendo escolher mesmo os peixes mais gordos, como o salmão e a cavala.


- Nozes e amêndoas: ricas em vitaminas e minerais, sem colesterol e sem sal, são alimentos  interessantes para serem ingeridos regularmente ao longo da semana e  integrados numa alimentação saudável. Contudo, possuem uma valor calórico elevado e a sua ingestão não deverá ser exagerada, em particular por pessoas sedentárias.


- Sementes de linhaça: são ricas em nutrientes anti-inflamatórias, ajudam a combater a celulite, a obstipação e promovem a saciedade.


- Chá verde: tem uma ação antioxidante e diurética, melhorando a circulação sanguínea.

_

Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.