Não há peça que vá tão bem com o verão como um vestido longo e fluído. Uma simples t-shirt poderá estar associada ao calor, mas a sua polivalência permite que seja também usada nas outras estações, incluindo no inverno. No caso de um bonito vestido longo, esta opção é reservada para os dias mais quentes do ano - o verão.


Os vestidos longos são perfeitos dada a sua fluidez, que proporciona uma liberdade de movimentos e deixa existir uma passagem do ar, refrescando a temperatura do corpo, sem este estar totalmente exposto para se sentir mais fresco. 








É também uma peça que, se bem escolhida, oferece um toque de irreverência por se afastar das peças de roupa mais comuns que constituem a maior parte do nosso guarda-fatos. O vestido longo é formado por uma só peça, que o torna muito característico e consegue sair da norma, gerando atenção.


Preferencialmente deve ser usado por mulheres com estruturas mais altas e esguias pois pode ser uma peça mais arriscada para quem tem uma estrutura mais baixa. Com uma altura média a baixa, e se quiser usar este modelo, é imprescindível conhecer e compreender quais são os truques (de corte, de diferentes formatos, cores ou padrões) que compensem a falta de altura e ajudem a criar uma ilusão que crie uma maior verticalidade que consiga compensar o peso que a grande área de tecido que cobre o corpo forma nestas estruturas mais baixas. 


Por exemplo, escolher um modelo com uma cintura subida e demarcada, é um truque recorrente para os casos de estruturas mais baixas.


Nos materiais, os tecidos mais leves como o algodão, dão uma característica mais casual e informal que vai de encontro ao espírito do verão. Conjugue com padrões leves e cores fortes para dar vivacidade, ou cores mais claras para uma sensação de frescura e neutralidade mais destacada.