O peixe é, para além da carne, a maior fonte de proteínas da alimentação.
Por ser menos calóricos e ter menos gorduras saturadas, deve-se preferir o peixe em relação à carne. Ou seja, numa semana faz 7 almoços e 7 jantares, deverá ingerir peixe no mínimo em 8 destas refeições. Mesmo os peixes gordos deverão ser ingeridos pelo menos 2 vezes por semana, devido ao seu elevado teor em ómega-3, cientificamente comprovado como tendo um efeito cardioprotetor.
De seguida, é apresentado por ordem crescente, o valor calórico por 100g de vários tipos de peixe:
- Abrótea: 70 Kcal/100g
- Bacalhau: 76 Kcal/100g
- Linguado: 82 Kcal/100g
- Pescada: 83 Kcal/100g
- Solha: 90 Kcal/100g
- Cherne: 132 Kcal/100g
- Robalo: 145 Kcal/100g
- Sardinha: 158 Kcal/100g
- Dourada: 167 Kcal/100g
- Cavala: 202 Kcal/100g
- Atum em conserva: 214 Kcal/100g
- Salmão: 262 Kcal /100g
Apesar da gordura da pescada ser benéfica (rica em ácidos gordos ómega-3), este peixe apresenta um valor energético superior ao da abrótea.
Apesar de serem muito parecidos, a dourada é um peixe mais gordo do que o robalo, e portanto é mais calórico. De qualquer forma, a ingestão de peixes gordos é recomendada mesmo em dietas hipocalóricas, pelo seu benefício na prevenção de diversas patologias, nomeadamente cardiovasculares.
A cavala e a sardinha são ambos peixes gordos, mas a sardinha tem maior teor proteico do que a cavala e um teor energético inferior.Apesar do seu excelente teor de gordura, o salmão fornece mais energia e menos proteínas do que o cherne.
Muito idênticos em termos de composição nutricional, o linguado é um peixe com maior teor proteico e menos energético que a solha. É também, muito rico em sais minerais, que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo.
Assim, prefira as variedades com mais proteína e ingira-as todos os dias da semana podendo escolher mesmo os peixes mais gordos.
_
Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).
Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.