Chegou, oficialmente, a época dos banhos de mar e de sol.
É mais fácil reconhecer os cortes e feitios de roupa que assentam melhor em determinado biótipo (tipo de corpo) do que selecionar a roupa de banho mais adequada aos diferentes tipos de corpo.
Existem várias razões que dificultam a escolha:
1. Mais pele à mostra;
2. A abundância de cortes e feitios;
3. A variedade de cores e padrões;
Perante esta realidade, a escolha das mulheres recai, sobretudo, no último ponto, sendo o corte deixado para segundo plano ou mesmo esquecido.
É por isso importante conhecermos bem o nosso corpo e o que nos assenta melhor!
Quais são as zonas do nosso corpo que queremos acentuar e quais as que pretendemos suavizar? Ao sabermos dar resposta a esta pergunta vamos conseguir fazer a escolha certa e evitar provas intermináveis.
Deixamos-lhe, já de seguida, algumas dicas para identificar o seu biótipo e algumas linhas orientadoras para a melhor compra:
PÊRA
_
Jennifer Love Hewitt
Silhueta Pera
Este biótipo é caracterizado por ombros e cintura mais estreitos do que as ancas. O objectivo é equilibrar a desproporção entre ombros e ancas, suavizando a parte das ancas.
Como conseguir este efeito?
Por exemplo, escolha um top com um volume extra na parte de cima, como folhos ou franjas, que se encontram bastante na moda. Os tops rectangulares, com enchimento, são outra possibilidade.
Se preferir o fato de banho ao biquíni, dê prioridade a um com alças mais largas e com pormenores, como algum tipo de textura, na parte superior. A diferença de padrões entre a parte superior e a inferior também pode ajudar: desenhos na zona do busto criam peso visual nesta área, e uma parte de baixo mais sóbria fará o efeito pretendido.
Apesar de parecer contraditório, um fato de banho rectangular cria a ilusão de um corpo mais alinhado e rectangular, quebrando o efeito de ancas largas.
TRIÂNGULO INVERTIDO
_
Teri Hatcher
SilhuetaTiângulo Invertido
O biótipo triângulo invertido é considerado o oposto ao tipo Pêra. Os ombros são mais largos do que a cintura e as ancas.
E qual é a regra?
Para este tipo de corpo deve evitar fitas de biquíni muito finas, pois farão com que os ombros pareçam mais largos. A cor deve de ser mais sóbria na parte de cima e os padrões devem ser usados na parte inferior, para direcionar mais atenção para esta área.
AMPULHETA
_
Kim Kardashian
Silhueta Ampulheta
Considerada a silhueta mais desejada pelas mulheres. Os ombros estão equilibrados com a anca e a cintura é mais estreita. Isto oferece a vantagem de qualquer corte de biquíni ou fato de banho ter o potencial de resultar bem. No entanto, a mulher com este biótipo às vezes também erra, pois pensa que podem usar tudo e evidencia, em demasia a cintura. E ao definir em demasia a cintura vai destacar as ancas. Por isso esteja atenta, sempre!
Consideramos, no entanto, que a mulher ampulheta deve preocupar-se sobretudo com o tamanho do busto: se tiver um peito maior e se gostar da forma triangular da parte de cima do biquíni, escolha um modelo que seja de fitas mais largas e mais fechado de lado. Os modelos superiores rectangulares, salvo se tiverem o suporte correto (aros e/ou fitas de apoio), também não serão os mais indicados para escolher.
RECTANGULAR
_
Gwen Stefani
Silhueta Rectangular
Neste tipo de corpo os ombros, as ancas e a cintura são quase alinhados.
Qual a melhor maneira de criar a ilusão de uma cintura mais definida?
Abuse de partes de cima e de baixo com pormenores: folhos, franjas, lantejoulas, lacinhos e bordados, para adicionar foco visual e uma sensação de amplitude. Biquínis inferiores que se apertem com fitas de lado, também irão criar um efeito mais curvilíneo ao corpo.
Os triquínis abertos de lado são uma excelente opção, pois criam a ilusão de uma cintura reduzida. Se preferir um fato de banho, lembre-se que este reforça a sensação de rectângulo e que deve procurar um que tenha um decote bem aberto e fundo. Isto mostrará mais pele e criará uma sensação de ângulos e curvas no corpo.
OVAL
_
Candice Huffine
Silhueta Oval
A medida da cintura é maior que a dos ombros e das ancas. O objetivo é atenuar o formato através de uma roupa de banho que alongue a silhueta. Pode apostar num estilo hotpant e tops com laterais. Opte por tecidos lisos e escuros. De qualquer forma, a este tipo de corpo aconselhamos o fato de banho. Use peças com recortes geométricos que vão dar outra silhueta e deixá-la visualmente mais magra.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS
Peito Pequeno
Um peito pequeno não necessita de muito suporte e fica valorizado se escolher modelos mais pequenos, como por exemplo, um top triangular, que cria uma ilusão de curvas.
Tops com almofadas ou efeito push-ups são bons para criar um efeito de peito maior. No entanto, escolha com alguma moderação estes modelos para evitar um look pouco natural.
Detalhes e pormenores como laços, folhos, franzidos e franjas ajudam a criar volume na área do peito e são soluções ideais. Aposte também em estampados e grafismos: padrões florais, riscas, padrões gráficos e abstractos.
Peito Grande
O suporte é essencial para quem tem um peito grande. Escolha modelos com um suporte de aros, ou que tenham copas moldadas (assim como um soutien).
Fitas para o pescoço que sejam mais largas, mais fortes ou modelos que tenham múltiplas fitas (um estilo bastante em voga para este verão 2015) ajudam a suportar um peito maior, assim como uma fita para costas que seja mais forte e cheia.
No caso do peito grande aplica-se exatamente o oposto do que é aconselhado para o peito pequeno: todo o tipo de pormenores e embelezamentos como folhos e padrões deve ser evitado, de forma a não chamar a atenção. Dê preferência aos tons lisos e escuros para a parte de cima, pois ajudam a diminuir o volume.
Os modelos tipo preto ou bandeau não são aconselhados para este tipo de peito, precisamente por criarem a sensação visual de muito pouco suporte e apoio.
Rabo pequeno e Rabo grande
Para quem tem uma linha inferior menor os modelos mais cavados são os que mais beneficiam a sua linha, pois uma abertura maior mostra mais pele e cria a sensação de um rabo maior.
Padrões e cores vivas são bem suportados, bem como laços e folhos, pois causam um efeito de mais volume. No caso contrário, se o seu problema for uma parte inferior avantajada e quiser retirar atenção a esta área, escolha modelos mais escuros e sóbrios.
Evite todo o tipo de padrões e pormenores como folhos. Prefira os modelos que não tenham fitas de apertar laterais, pois adicionarão peso visual nesta área.
Reflita bem antes de comprar. Faça a melhor escolha e divirta-se.
Boas férias!