Dos colares em tamanhos XXL, às gargantilhas e aos lenços de seda, o foco no pescoço feminino é tendência em ascensão e oferece uma versatilidade de combinações.









Os lenços regressaram no inverno de 2014, em versões de grande volume, com formatos XL e em capas que cobriam o corpo todo, ofereciam proteção contra o frio e transformavam-se em peças statement no look final.

Neste verão 2015 o lenço usa-se em formatos mini atados ao pescoço e também em versões mais longas, mas sempre finas, como se de um colar se tratasse. Este é um acessório muito feminino e elegante, que cria uma sofisticação bastante sóbria no look final. Os materiais são leves, sendo a seda a eleita. 
No próximo Outono/Inverno 2015/16, este modelo de lenços será amplamente usado, juntamente com golas altas e decotes quadrados, pelo que é um bom investimento a fazer agora, se estiver a ponderar comprar algum para o verão.


Ao usar lenços, tenha atenção às cores e padrões, que devem obedecer ao tom de pele e tipo de rosto, assim como à proporção do lenço em relação ao tamanho do pescoço. 
Por exemplo, padrões geométricos acentuam o formato de rosto quadrado, devido às suas linhas mais fortes. Neste caso, será mais indicado usar um padrão florar ou de bolas, pois suavizará a estrutura quadrada. 
Se tiver um tom de pele mais claro e pálido, o uso de cores fortes e quentes vai ajudar a reflectir alguma cor no rosto, enquanto que as cores frias, como azuis, e verdes irão reforçar a palidez do rosto.

Na escolha do tamanho do lenço, estude a proporção entre a altura do seu pescoço e do lenço: pescoços curtos são favorecidos com tecidos mais leves e lenços mais abertos, pois é criado um espaço que ao mostrar mais a pele cria a ilusão de o pescoço ser maior. Um pescoço mais longo, pelo contrário, suporta naturalmente mais volume e fica bem com um styling mais fechado e com mais camadas de tecido.









Além do lenço, a gargantilha é outro acessório que coloca o pescoço em evidência e lhe concede glamour. 
O surgimento das gargantilhas e/ou chokers - colares ajustados ao pescoço – está associado ao movimento punk e grunge dos anos 90. A tendência grunge é uma das que tem estado mais presente nos últimos dois anos, através de referências como o uso de cabedal preto e tachas no vestuário e, na cosmética, com o uso de tons mais escuros, principalmente nos lábios, como os tons de Bordeaux e roxos escuros.



Apesar da sua origem estar ligada ao punk, alguns modelos de gargantilhas aptaram-se em versões mais minimalistas e delicadas, que trazem feminilidade ao conjunto, e que são indicados para quem gosta de acessórios mais delicados e que quer usar uma peça tendência. 

Estas versões são mais indicadas para quem tem um pescoço mais largo e/ou curto e que beneficia de acessórios que suavizem esta característica. Assim como no caso dos lenços, estude a proporção entre o tipo de rosto e o tamanho do pescoço de forma a conseguir escolher a peça certa. Lembre-se que um pescoço mais curto fica bem com uma peça mais minimal, enquanto que um pescoço mais longo suporta e beneficia do peso de uma gargantilha mais trabalhada.