É comum, cada pessoa, ter vários sapatos de diferentes materiais. Isto ajuda a construir um armário variado e a criar diferentes combinações, consoante cada ocasião. Mas um sapato descuidado, e com um aspeto sujo, é capaz de estragar até o conjunto mais elegante. A falta de cuidados de limpeza com os sapatos, faz com que mais rapidamente percam a sua beleza inicial e fiquem com um aspeto velho e desinteressante.
É essencial dedicar a mesma importância na limpeza dos sapatos, tal como limpa e cuida das suas roupas.
Diferentes materiais exigem diferentes cuidados e, no caso da camurça, é preciso que este seja mais atento e delicado.
No que respeita a práticas diárias de limpeza, lembre-se que, para qualquer tipo de material, é sempre importante deixar os sapatos respirar um pouco quando chega a casa e os descalça, antes de os guardar no armário (ou numa sapateira). Isto evita o acumular de maus cheiros, bactérias e mofo. Pode também usar talco ou um desodorizante específico, para manter o seu interior sempre fresco.
Para o caso específico dos sapatos de camurça, comece sempre por limpar toda a sola de borracha com a ajuda de uma escova pequena, um pouco de água e sabão azul. Um bom truque é arranjar uma escova de dentes, que usará sempre para este efeito. Por ter uma dimensão pequena, torna-se bastante prática para limpar as zonas mais delicadas e estreitas, como é o caso da sola envolvente. Assinale com um marcador esta escova e guarde-a num sítio específico, com os outros materiais de limpeza.
Tente nunca usar água na camurça. A água, em contacto com este material, pode causar manchas adicionais, fazendo com que pareça velha e de cor esbatida rapidamente.
Para limpar o tecido deve usar uma escova específica para camurça, que encontra em sapatarias. A escova ajuda a remover os resíduos sujos que se encontram na superfície e deve ser sempre movida na direcção da fibra da camurça. Caso não encontre uma escova específica para este efeito, pode usar um esfregão verde ou de aço (de cozinha). Faça movimentos mais gentis e delicados, para não danificar excessivamente as fibras do tecido.
Nas camurças de cores claras, uma simples borracha branca pode ajudar a remover algumas manchas de sujidade mais concentrada. Mas atenção! Nunca use este truque em cores escuras, pois vai gastar e esbater a cor.