O Verão é sinónimo de bronzeado e pele dourada e para exibir uma cor uniforme e duradoura, é necessário tratar a pele antes, durante e depois da exposição solar. Alguns alimentos, por serem ricos em nutrientes, como antioxidantes e pigmentos, auxiliam na conquista de um bronzeado uniforme e na sua manutenção ao longo do ano. 

Além disso, previnem o envelhecimento precoce, as manchas indesejadas e até mesmo o desenvolvimento de cancro de pele, ocasionado pela exposição aos raios ultravioletas.

Existe uma grande variedade de alimentos que ajudam a nossa pele a ficar bronzeada, em vez de optarmos por solários ou exposições prolongadas ao sol, que além de não nos proporcionarem um bronzeado uniforme e prolongado, ainda poderão causar danos na pele. Os alimentos que contribuem para o bronzeado da pele são aqueles que são ricos em betacaroteno (pigmento carotenóide antioxidante). O nosso organismo transforma-o em vitamina A e estimula a produção de melanina (pigmento responsável pela cor da pele), que protege a pele dos raios ultravioletas e promove o bronzeado.

Os alimentos que potenciam o bronzeado são geralmente de cor avermelhada ou alaranjada e de folha verde escura, nomeadamente:

Abacaxi / Abóbora / Agrião / Alperce / Batata doce / Beterraba / Brócolos / Cenoura / Couve / Espinafres / Laranja / Limão / Manga / Melancia / Melão / Meloa / Morango / Papaia / Pêssego / Pimento vermelho / Tomate.

Estes alimentos são excelentes para o verão, podendo ser ingeridos em forma de sopa, sumos ou saladas. 
O ideal será 15-25mg diários de betacaroneto por dia, o que equivale por exemplo a duas cenouras e uma papaia, ou duas cenouras e um tomate por dia. 

O betacaroneto, além de ajudar a adquirir um bronzeado bonito, também aumenta o brilho de cabelo e as defesas do organismo, fortalece as unhas, beneficia a visão noturna, dá elasticidade à pele e é antioxidante, ajudando a combater o envelhecimento celular. 

Uma boa hidratação é fundamental. Deverá ingerir entre 1,5L-2L de água, chá ou infusões por dia. A duração do bronzeado será maior quanto mais lenta e gradual for a exposição solar e mais protegida e hidratada estiver a pele. 

_

Mariana Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.