O rosto é a parte do nosso corpo que está sempre visível. É a primeira parte de nós que é exposta ao mundo exterior e que é capaz de projetar a forma como nos cuidamos, nos vemos e valorizamos.
Ao pensar na valorização da imagem pessoal não nos devemos esquecer que o rosto, como a barba, o cabelo e as mãos são extensões da nossa imagem. É essencial interiorizar este facto e saber como manter a nossa aparência limpa, a fim de conseguirmos passar uma informação correcta de nós próprios.

Entre as diferenças do feminino para o masculino existem alguns cuidados que devemos ter na nossa rotina de aperfeiçoamento da imagem pessoal: a maquilhagem está para a mulher como a barba está para o homem.

Maquilhagem:
A maquilhagem é utilizada como um complemento ao estilo pessoal (ou profissional) de cada mulher. É capaz de enaltecer características naturais, destacando-as de forma subtil, ou até transformar, moldando e recriando zonas menos favoráveis. Deve ser vista como um apoio e complemento que valoriza e por isso, em contexto profissional, a maquilhagem deve ser usada de forma discreta e subtil, simplesmente para conferir um ar leve e saudável.


Barba: 
Saber como manter a barba cuidada é um dos primeiros passos para uma imagem masculina de sucesso, principalmente num contexto profissional. Na dúvida, se deve ou não deixar crescer a barba, lembre-se sempre que mais depressa um cliente confia num homem barbeado ou de barba bem aparada, do que em alguém com barba descuidada. 

Por razões de tempo se não conseguir barbear-se em condições, a máquina de aparar é uma boa forma de manter a “barba de 3 dias” com um comprimento uniforme e limpo.
Se usar bigode, este não deverá cobrir o lábio superior nem ultrapassar a linha superior da boca: dedique algum tempo e cuidado para o tratar, aparando-o com a ajuda de uma tesoura.