O sabor e o teor de sais minerais na água varia de marca para marca, mas é o valor do pH que deve ter em conta ao escolher a sua.
Os estudos científicos mais recentes são claros: beber água alcalina é essencial para um bom equilíbrio da acidez do sangue. No organismo humano, o sangue tem naturalmente um pH de 7,3 (ligeiramente alcalino). O pH de 7 corresponde ao valor neutro, nem ácido, nem alcalino.
É recomendada a ingestão de água com um pH superior a 7,0, pois desta forma irá neutralizar os efeitos da ingestão de alimentos ácidos.
A desidratação, a ingestão maioritária de água com pH ácido e de alimentos acidificantes (açúcar, café, refrigerantes, álcool e carnes vermelhas) acidificam o pH do organismo.
A água alcalina é também uma fonte de cálcio, magnésio e potássio, todos eles minerais alcalinos, que o organismo tanto precisa. Para além desta riqueza, a água alcalina tem propriedades digestivas, pois a sua ingestão regular contribui para uma melhor digestão, precavendo-o de situações com refluxo gastroesofágico, gastoentrites, gastrites, úlceras, indigestão, hiperacidez gástrica, entre outros.
Quando a quantidade de ácido produzida no organismo se torna demasiado elevada, pode colocar em risco a manutenção do pH do sangue, obrigando o corpo a retirar cálcio aos ossos para alcalinizar o sangue.
A ingestão de água alcalina é o melhor e mais eficaz meio de compensar a acidez do organismo, evitando alterações indesejáveis, como por exemplo, osteoporose, dificuldades de drenagem, aumento de peso, dores musculares e articulares, stresse oxidativo, pior desempenho físico e mental. Pode também acelerar o envelhecimento do organismo e, em casos extremos, levar ao desenvolvimento de doenças degenerativas e oncológicas.
Em comparação com outras águas disponíveis no mercado, a água de Monchique (pH 9,5), a água do Vimeiro (pH 7,3) e a água Evian (pH 7,2) destacam-se pela positiva.
_
Mariana Afra Pedro é Licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior e de Ciências da Saúde Egas Moniz e com Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FM-UL) e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).
Atualmente dá consultas no SAMS - Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.