Para uma boa conservação das peças de roupa, é importante ter o conhecimento das melhores práticas e métodos. Através da experiência, conseguimos criar bons hábitos e garantir que os resultados sejam positivos, sem ser preciso perder demasiado tempo.
Sabia que o uso de uma quantidade incorrecta de detergente pode prejudicar a cor de uma peça? E sabia que não deve lavar peças brancas com cores escuras?
Temos cinco conselhos para a ajudar a manter a roupa com um aspecto novo e bem cuidado, por mais tempo... e mais lavagens.
1) Preste atenção aos símbolos de lavagem
Os símbolos ajudam a perceber quais as condições ideais para a lavagem da peça. Desde a temperatura da água ao grau de centrifugação, deve prestar atenção e juntar peças que peçam os mesmos requisitos de lavagem.
2) Separe as peças por cores
Um erro comum é juntar roupas claras com escuras. Mesmo que as escuras tenham uma menor probabilidade de tingir (por já terem sido mais vezes lavadas), as peças mais claras, especialmente as brancas, ganham um aspeto amarelado e encardido quando são, repetidamente, lavadas com peças de cor.
Divida as peças em montes de três variedades: um para roupa branca, outro para várias cores, e um que seja só de pretos e cinzentos.
3) Separe as peças de uso pessoal com as de uso doméstico
Devem lavar-se, separadamente, as peças de uso pessoal e as peças de uso doméstico. Neste último caso encontramos os panos de loiça, cobertores, fronhas de almofadas do sofá, toalhas de mesa, etc. Estas peças costumam conter resíduos de alimentos e nódoas de gorduras, que prejudicam a eficácia da lavagem, podendo mesmo criar manchas.
4) Separe as peças consoante o grau de sujidade
Isto vai ajudar a controlar o desgaste das peças. As muito sujas exigem uma lavagem mais agressiva, com mais detergente e centrifugação. Se incluir na mesma máquina peças que não necessitam de uma limpeza tão forte, irá desgasta-las, desnecessariamente, só pelo facto de receberem o mesmo tratamento que as peças muito sujas.
Quando dividir a roupa por cores e por indicações específicas de etiqueta, lembre-se também de dividir consoante o nível de sujidade.
5) Leia sempre as indicações das quantidades do detergente
Não é por reforçar no detergente que as peças ficam mais limpas. O detergente em excesso vai ajudar a desbotar as cores e deixará, nas roupas, um resíduo de restos de espuma do detergente, misturado com restos de sujidade. Se tiver a pele sensível, pode chegar a causar alguma irritação e alergias na pele.
Sempre que comprar um novo detergente, leia as instruções e as quantidades indicadas, consoante a quantidade de roupa que usar e o tipo de água que tiver em sua casa.